- Área: 638 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Sebastian Zachariah
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma segunda casa em um afloramento rochoso no início do Planalto Ocidental, Khopoli, em Maharashtra, na Índia. O terreno está em uma área de alta precipitação das monções e grande calor no verão, começa a mudar notavelmente a partir de março até julho, com o início das monções sul e oeste. O basalto é a composição da rocha negra do local.
Escolhemos construir a casa como um acréscimo a este afloramento rochoso, usando o mesmo material inerente e transformado. Uma consequência feita com a mistura de água, areia, cimento e basalto granular. A casa foi concebida para servir de ocupação humana, um refúgio com vistas, sol, chuva, ar, tornando-se a borda do morro. Semelhante ao crescimento de um coral, as paredes e coberturas ditam a experiência de habitar o local.
A rocha tem sido usada de muitas formas, baseadas no desgaste, aderência e textura. A escuridão saturada evoca um sensação de refúgio e calma. Fotografias não podem expressar a sensação de peso quando alguém se aproxima, ou a sensação de alívio na borda da piscina da extremidade do terraço aberto, a sensação de enterramento mais profundo, passando pelas pedras empilhadas até o quanto mais baixo.
A casa, um objeto para viver, ou como você quiser chamar, se transformou em um mirante para observar minuciosamente e sentir o espetáculo da natureza, da sombra como um refúgio contra o sol tropical, o ressurgimento da vida, uma súbita explosão de verde, quando a monção chega forte, a brisa enche o ar com a fragrância da terra úmida, o movimento das estrelas em noites escuras. Para potencializar o local através do que nós construímos, sem a construção de um edifício dramático! Um peculiar SIM....
Originalmente publicado em 8 Outubro, 2013